quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nosso objetivo

............Nosso grupo teve como objetivo inicial estudar os problemas – em relação ao meio ambiente - que nosso colégio (Santa Inês) apresenta, e a partir deles formulamos soluções. Dentre os vários pontos que encontramos concluímos que os mais relevantes seriam:


>>>Luzes – Não só em nosso colégio, mas em várias instituições ocorre inúmeras vezes de luzes ficarem acessas quando não há necessidade. Por exemplo, durante o dia quando há luminosidade ou em corredores quando não há ninguém passando, mesmo sendo escuros. Isso causa uma má utilização da eletricidade e um completo desperdício.


>>>Torneiras – Muitas vezes as pessoas, sem querer, deixam torneiras um pouco abertas, pingando ou com finos filetes d’água. O que é desperdício de dinheiro, e o mais importante: desperdício de um dos bens mais preciosos da Terra, a água.


>>>Reaproveitamento da água – Em nosso colégio não há sistemas que aproveitam a água da chuva, concordamos que este ponto é essencial, pois deixaremos de desperdiçar tanta deste recurso natural.


>>>Energia Solar – Esta energia renovável vem ganhando muito espaço nos mundos de hoje, com as diversas pesquisas e as frequentes diminuições de preço vem se tornando interessante experimentar a tecnologia. Podemos assim reduzir custo e aproveitar melhor o sol e preservar a natureza.


Além de tudo, fizemos uma pequena entrevista com o núcleo pastoral de nosso colégio. Nela conversamos sobre os projetos e cuidados que o nosso colégio tem para com o meio ambiente.

Comente aqui

35 comentários:

Mata Extinta disse...

Nossa, muito interessante mesmo o fato de vocês terem analisado o envolvimento do colégio no meio ambiente! Parabéns!

Animais em Extinção CSI disse...

Adotaremos as sugestões, queriamos também parabenizar pelo layout do blog, ficou muito legal, parabéns pelo trabalho.
Equipe animaisemextincaocsi

Projeto disse...

Parabens pelo blog. Muito capricho e pertinência nas colocações. O tema é excelente, porque se não conseguimos contribuir no nosso próprio ambiente, com que direito poderiamos criticar os outros?
Um assunto que me preocupa especialmente, e de que como concentração humana de algumas centenas de seres, ainda não consigamos fazer uma SEPARAÇÃO DO LIXO que facilite a reciclagem. Na opinião de vocês, que medidas CONCRETAS E IMEDIATAS poderiam ser tomadas para corrigir esta anomalia.Gerardo

Rosiméri disse...

Oi pessoal!
Gostei da apresentação inicial. Sugiro que o grupo abra espaço para discussão do uso racional da energia elétrica na escola e nas residências. Vocês já calcularam o custo em reais do uso dos aparelhos elétricos que vocês utilizam?É possível mudar hábitos de consumo?
Um abraço da Rosiméri

Roberto Isoppo disse...

Em nome de todo o grupo agradeço pelos elogios.

Em relação ao lixo, penso que como alunos, nosso maior potencial de ajuda é em conversar com nossos proprios colegas, para conscientizar-mos, acredito que esta é a melhor forma de se conscientizar um jovem, através de outro jovem.
Mas algumas soluções imediatas devem ser tomadas pela escola, como colocar duas lixeiras sinalizadas em sala de aula, para lixo seco e orgânico.
Observando hoje pela manhã, já vi uma funcionaria da limpeza da escola com dois sacos de lixo, para recolher separadamente o lixo

Consumismo da Silva disse...

Concordamos com o comentário da Mata Extinta, muito legal analisar o envolvimento do colégio com o nosso projeto. Se quisermos reverter os nossos problemas de meio ambiente, começar a mudar os hábitos dentro da escola e em casa já é um bom começo.
Ah, muito bonito o template do blog!

tecno sustentável disse...

Oi, muito legal essas dicas das luzes, torneiras... Às vezes nós gastamos estes recursos sem pensar nas consequências, e estas dicas fazem parte do nosso cotidiano. Muito bom mesmo!

Econoeco disse...

Muito legal, acho que um dos aspectos mais importantes é o das torneiras... Seria muito mais proveitoso aquelas automáticas, em que a mesma só liga quando botamos a mão embaixo, haveria menos desperdício... Abraço, ótimo blog

Felipe Silveira disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os elogias e dizer que a equipe inteira está muito contente por estarem gostando dos assuntos discutidos aqui.

Rosiméri, a equipe acha muito importante a questão de comentar sobre o uso racional da energia elétrica de uma forma mais direta. Porém concordamos que já falamos um pouco disso quando sugerimos sensores de luzes... E não gostariamos de abrir um espaço para falar sobre a energia elétrica nos domicílios, pois concordamos que fugiriamos do assunto proposto inicialmente, que é cuidados no Santa Inês.

Obrigado por todas as contribuições.

Fábio, Gabi, Gi e Kalwyn disse...

Achamos muito legal a iniciativa do grupo de se importar e procurar falar sobre os cuidados ambientais dentro do nosso próprio colégio. Assim parace que fica mais fácil de nós adolescentes vermos a importância desse assunto em nossas vidas.

Sustentabiliblog disse...

Muito bom o blog de vocês, realmente o colégio necessita de mudança de hábitos, os nosso recursos estão acabando, não podemos desperdiçar mais.

Make Difference disse...

Parabéns pelo blog, e pela temática abordada. Devemos sim perceber os desperdicios e o uso errado dos nossos bens, principalmente no nosso colégio. Vocês Poderiam comentar quais as outras alternativas para estes desperdicios. Um beijo

Felipe Silveira disse...

Gostariamos de agradecer novamente aos elogios. E frisar o que o Gerardo disse: "Se não conseguimos contribuir no nosso próprio ambiente, com que direito poderiamos criticar os outros?"

Make Difference, são inúmeras as alternativas possíveis para resolver o problema do desperdício. Optamos em fazer sobre algumas delas para não tornar o blog extenso de mais e acabar tornando este Blog em algo estático.

simone.historia disse...

Acredito que a sustentabilidade inicia com nossos gestos cotidianos.
Vocês já perceberam alguma mudança de atitude em vocês a partir do trabalho no projeto? Quais seriam?
Bj
Simone

Felipe Silveira disse...

Simone, concordamos que tudo tem início nos nossos gestos diários. As atitudes mais evidentes que estamos tendo, com certeza, são duas: mais atenção para não deixar a torneira da pia pingando/aberta e desligar as luzes de locais quando não há necessidade de iluminação. Fora outras...

ProjetoResponsabilidade disse...

Blog muito bem elaborado, e a idéia de abordar os problemas dentro e fora do colégio faz com que possamos refletir mais sobre nossos atos.

Unknown disse...

Gostei, gurizada. Parabéns!

Roberto disse...

Obrigado,
realmente este era o nosso objetivo trazaer esta importante relexão para o nosso ambiente,o Colégio Santa Inês

Equipe Cuidados Ambientais

Daniela B., Luiza, Natália T., Patrícia e Stephanie disse...

Realmente não só no colégio Santa Inês, mas em todos os lugares,recursos como a energia solar tem uma grande falta. Um dos problemas disso é o dinheiro que tem que ser disponibilizado, pois esse tipo de recuro é caro.

Fernando Prates disse...

Blog muito organizado bem elaborado devido ao tema bastante aprofundado e explicado, levando em conta que faz os leitores refletir sobre suas atitudes. Parabéns equipe!

Felipe Silveira disse...

Meninas, realmente a tecnologia é cara, porém há projetos da PUC/RS que visam a diminuição do preço e que sabe poder tornar acessível a nosso colégio!

Fernando, ficamos extremamentes contentes por vocês estarem gostando do nosso trabalho.

Rosiméri disse...

Pessoal, temos bom senso para valorizar e destacar as atitudes "ecologicamente corretas", mas questiono se estamos colocando em prática essas atitudes. Até que ponto reciclamos, alteramos hábitos e orientamos os nossos amigos e familiares a ressignificarem suas atitudes? Experimento esses cuidados e sei, que muitas vezes é considerado um exagero por aqueles que não estão conscientizados para a educação ambiental.

Econoeco disse...

Achei muito interessate o objetivo prospoto por vocês, vocês estão tentando começar a mudar bem perto, com simples problemas no colégio, ou em outros lugares que geram os outros problemas pelos quais os outros grupos estão apresentando. Acho também que não só o colégio como nós alunos temos que modificar nosso habitos. E o que mais me preocupa é quanto as luzes acessas durante o dia sem necessidade, o colégio tem melhorado muito quanto a isso, mas sempre é bom se superar.

Felipe Silveira disse...

Rosiméri, realmente isso acontece um monte... Já passei pelo "chato" algumas vezes...

Eu acho que o melhor jeito para começar a concientizar alguém é você mostrar o que fazer, porém sem dizer: "Faça assim!", pois são poucos que notam que estão errados.
O melhor modo é que a pessoa caia em si sozinha vendo as pequenas atitudes dos outros... É a mesma história do cinto de segurança, você pode não querer colocar, só que se você está do lado de alguém que colocou, você acaba ficando sem jeito e coloca também...

Consumismo da Silva disse...

Sobre o problema da luz, acho que o colégio poderia adotar o sistema de censores de luz por movimento. E a água da torneira, poderia-se usar aquela torneira que quando a gente coloca a mão na frente dela, sai água. É claro que tudo requer um investimento, mas que depois valeria a pena, tanto para o colégio quanto para o meio ambiente.
Seria interessante se vocês pudessem colocar a entrevista que vocês fizeram com o núcleo. Fica a sugestão.

Roberto Isoppo disse...

Estes problemas tanto da luz como da água, necessitam de um estudo específico de necessidade e viabilidade, de acordo com as necessidades e possibilidades de investimentos do colégio
Vc pode encontrar dados sobre isso aqui no blog
A entrevista realizada com a Ir.Josete sobre os projetos do nucleo de pastoral, tambem ja esta no blog

Equipe Cuidados Ambientais - 2ºA

ProjetoResponsabilidade disse...

Muito boa esta postagem porque acaba ajudando as pessoas a se conscentizar que nao devem desperdiçar agua e energia.

dener passos disse...

Após a leitura dos posts desse blog, percebemos que vocês realmente estão engajados na busca de explicações e soluções para alguns problemas ambientais com os quais convivemos diariamente no Colégio Santa Inês. No caso das luzes e das torneiras na escola, concordamos que uma das melhores alternativas seria a instauração de lâmpadas e torneiras automáticas. Apesar de ser uma medida de alto custo, a médio ou longo prazo traria retorno financeiro ao Colégio e, a curto prazo, beneficiaria o meio-ambente. Refletindo sobre os cuidados ambientais em nosso colégio, também gostaríamos de entender o que é feito com o lixo que produzimos: de fato é realizada a Coleta Seletiva?
Parabéns pelo empenho! A pesquisa de vocês está muito clara, objetiva e interessante, uma vez que impede que o leitor saia do blog sem refletir a respeito das diversas questões ambientais abordadas.

Dener Passos, Hector Wesendonk, Ricardo Richter e Rodrigo Marques – Turma 2ºC

Nosso blog: Poluição e Sustentabilidade – http://earthbrothers.blogspot.com/

SDA CSI disse...

Interessante o grupo relacionar o tema do projeto com o dia-a-dia dos alunos, mostrando coisas que ocorrem no colégio, como o gasto de luzes e torneiras abertas. É fundamental que para a melhoria das coisas, começemos fazendo a nossa parte em pequenas coisas, como em casa e no colégio, e consequentemente acabará tomando uma maior proporção para se resolver o resto. Só achamos que seria interessante mostrar a entrevista feita com a pastoral do colégio, mas o tema está bem apresentado. :D

Felipe Silveira disse...

A equipe gostaria de agradecer a todos os comentários e sugestões...

Dener, há um tempo atrás (não tão distante) era possível você ver as auxiliares de limpeza tirando o lixo da duas lixeiras (do lixo seco e do orgânico) e cologar tudo em uma mesma sacola de lixo - vendo isso você tem absoluta certeza que não há separação do lixo... Porém atualmente você notas que elas já levam duas sacolas diferentes (uma preta e uma azul) e separam o lixo corretamente...

SDA SCI, a entrevista já foi postada dia 22 de Setembro pelo membro da esquipe Matheus. Você pode acessa-la através do MENU que está logo acima das postagens.

Juliana disse...

Oi, Meninos!
Gostei do tema.`É muito bom refletir sobre a questão da sustentabilidade.

- disse...

Parabéns!
Achamos muito importante as pessoas pararem para pensar nos problemas relação ao meio ambiente - que nosso colégio (Santa Inês) apresenta, e a partir deles formulamos soluções. Em questões de Energia Solar,Reaproveitamento da água e Torneiras achamos que isso pode ser muito importante para nos e para o colégio.
Saudações do grupo Desigualdade Social.

Cuidados Ambientais CSI disse...

É esse o pensamento que sempre devemos ter: soluções para nosso colégio - a nossa segunda casa.

Luciano disse...

Olha pessoal, gostei bastante do Blog, super organizado com um assunto que nos convida a refletir bastante para o nosso futuro. Parabéns ao grupo.

Cuidados Ambientais CSI disse...

O grupo está feliz por estar gostando,
obrigado pelo comentário