quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projeto - Etapa Final

Realizamos uma pesquisa na cidade de Porto Alegre-RS, perguntando a 40 pessoas sobre sua preocupação com diversos cuidados ambientais, como separação de lixo, desligar torneiras, apagar luzes, além de ensinar novas gerações e de como é/era a situação em seu colégio.



Constatamos que a maior parte das pessoas tem preocupação em apagar as luzes em locais desocupados. Porém vários entrevistados levam mais em conta o lado financeiro do que o lado ambiental, no momento de se preocupar e até mesmo de cobrar outras pessoas para deixar apenas acesas as luzes que são necessárias.



Pudemos perceber que vários consideravam que seu colégio tinha uma preocupação ambiental, porém não ainda a ideal, logo vê-se que as escolas portoalegrenses ainda tem mais a evoluir no assunto ambiental. Outro grande percentual foi o desconhecimento das pessoas sobre o assunto em sua escola, pode-se atribuir isso a pouca atenção que essas escolas podem ter dado a este assunto, para que os alunos sequer lembrassem ou então ás próprias pessoas que não dão atenção ao assunto quando trabalhado em sua escola e não absorveram nenhuma informação no assunto ambiental de seu colégio.



Fechar a torneira, felizmente, já é considerado um ato comum entre a maioria dos entrevistados, pois a consciência sobre os cuidados relacionados á água está mais difundida entre as pessoas do que outros recursos ambientais. Porém, mesmo este assunto que as pessoas já demonstram conhecimento, ainda não é completamente considerado como algo sério, já que ainda existem aqueles que não se preocupam ou preocupam-se pouco com este simples gesto.



Há maioria das pessoas tem alguma preocupação em separar o lixo, pudemos observar que a maioria tem um conhecimento do assunto, porém ainda não o praticam como poderiam. Este é assunto, que geralmente é mais trabalhado, e se conhece mais, porém como necessita de mais trabalho do que os outros, muitas vezes é deixado de lado, por simples preguiça, e se acaba não o realizando como se deveria.



A preocupação em ensinar ás novas gerações sobre o assunto também não é ainda a ideal, já que vários já tem o conhecimento da importância, mas ainda não o fazem como acreditam que deveria. Dessa forma estas respostas podem influenciar o futuro, de como ficaria no futuro as quatro questões anteriores, pois se conscientizarmos cada vez mais ás novas gerações, mais se terá a preocupação com o assunto futuramente.

0 comentários: